Para entrar no site tem que ser maior de 18 anos



Confirmo que tenho mais de 18 anos
Não tenho mais de 18 anos

PEDIDOS CONFIRMADOS ATÉ ÀS 17H PARA PORTUGAL CONTINENTAL E ESPANHA PENINSULAR ENTREGA NO DIA ÚTIL SEGUINTE!

PT

.

EN

Redução de Danos

2023-12-04

Cannabis e Redução de danos: 

Aplicar a Redução de Danos no contexto da Cannabis é uma estratégia importantíssima, pois já sabemos que essa planta pode produzir muitos efeitos positivos para a saúde. No entanto, como a principal forma de reduzir os danos é a informação, não podemos deixar de lado os efeitos negativos que o hábito de fumar pode trazer para o corpo. 

Isso significa que as pessoas deveriam deixar de fumar? Não! Significa que é preciso criar uma consciência em relação a esses danos, para que cada um escolha individualmente o que é melhor para si. A principal estratégia de redução de danos no contexto da Cannabis é a reflexão sobre o seu próprio consumo, você acredita que esse hábito faz bem para o seu corpo e sua mente? Se a resposta for sim para a mente e não para o corpo, então é interessante entender a origem desses danos e  aplicar estratégias para minimizá-los. Se a resposta for sim para as duas, perfeito, pode continuar fazendo seu uso, mas lembre-se que essa resposta pode mudar, esteja aberto aos sinais de que você não está fazendo um uso benéfico para si. Se você sentir que a Cannabis não está fazendo bem para a sua mente, te deixa confuso e com sequelas, talvez seja o momento de procurar um profissional qualificado para entender como encaixar a Cannabis nas demandas da sua vida. 

Falando sobre um consumo terapêutico, a melhor forma de consumo é através dos óleos, já que a sua ingestão é através da absorção pela mucosa bucal, são óleos já descarboxilados e prontos para consumo. Esse uso é muito mais popular no ramo medicinal, quando falamos sobre uso adulto e consciente, é mais sobre o consumo da planta ou extrações.
Levando em consideração minimizar os danos à boca e ao trato respiratório, a vaporização é uma opção interessante, principalmente se o vaporizador tiver um controle de temperatura ou se for usado um filtro para resfriar o vapor. O uso de oil bongs e nectar collectors com percolator são formas de não carbonizar a matéria e o contato com a água promove o resfriamento.

Estratégias de redução de danos

Levando em consideração os danos produzidos pela combustão da Cannabis, podemos identificar alguns fatores como principais, sendo eles a temperatura da fumaça, as substâncias que podem estar presentes na mortalha/seda no fumo e tempo de contato com os pulmões.
A alta temperatura da fumaça, pode gerar pontos de inflamação e proliferação de bactérias. Por conta disso, formas de absorver esse calor antes dele entrar em contato com o corpo são muito interessantes, focando principalmente na distância do corpo e no melhor material para absorção desse calor. O vidro é um dos materiais mais eficientes nesse processo, por ser um material que naturalmente absorve muito calor.

A água também é uma ótima forma de reduzir a temperatura da fumaça.

O uso de piteiras é uma das estratégias mais difundidas, pois além de afastar a fumaça quente da boca, também filtra impurezas e, dependendo do material, pode resfriar muito a fumaça. Se você se sente muito inflamado, com tosse e "pigarro" após dias de muita fumaça, é interessante experimentar utilizar piteiras longas de vidro, quanto mais longa, melhor!

Diminuir a quantidade de papel inalado também é uma estratégia para diminuir a quantidade de impurezas no pulmão. Algumas das formas de fazer isso é cortar a mortalha/seda ao bolar, bolar invertido e usar utensílios diferentes para fumar, como piteiras de vidro, pipes, bongs e vapes.

Bongs com percolator

Os filtros percolator são uma estratégia de redução de danos de muitas formas, pois a fumaça é resfriada mais vezes antes de chegar ao pulmão. Esses filtros consistem em estruturas que seguram água no meio do caminho da fumaça, então além da fumaça ser difundida em água na base do bong, vai passar novamente por mais uma (ou mais, dependendo da quantidade de filtros) difusão de água e ar fresco.
Além de resfriar a fumaça, esses filtros formam uma barreira física contra possíveis impurezas e partículas de resina que iriam diretamente para o pulmão.

Por último, mas não menos importante, não caia no conto de que ao segurar a fumaça você vai absorver mais canabinóides. E, esse tempo estendido de contato da fumaça com os alvéolos pode levar ao comprometimento desnecessário destes, já que o THC é absorvido nos primeiros segundos de contato com o corpo.

Tags:

« Voltar